projetos aprovados nas Leis de Incentivo à Cultura
MinC Pronac 232557 e Municipal do Rio de Janeiro WEC174/01/2023
em captação de recursos
CHORO NA PRAÇA INTERPRETA ALTAMIRO CARRILHO
Valorizar nossa cultura e nossa música é extremamente relevante. Por isso é tão importante divulgar a riquíssima obra de Altamiro Carrilho, um dos mais importantes compositores e flautistas do Choro no ano em que completaria 100 anos. Fundamental, então, que o grande público tenha acesso a esse tipo de música, ausente da mídia, como a obra de Altamiro, é preciso formar platéia e apresentar o choro para incentivá-los a apreciar e estudar a nossa cultura.
O Choro na Praça interpretará exclusivamente composições do Altamiro Carrilho. Em um encontro com ele, Gordilho perguntou ao mestre por que ele nunca havia feito um show intitulado “Altamiro interpreta Altamiro”. Ele ficou surpreso com a pergunta, mas confirmou nunca ter feito um espetáculo só de suas obras. Então, não só sugeriu, mas também incentivou e desafiou Gordilho a fazê-lo. Em seus 25 anos de carreira, o Choro na Praça já fez diversas homenagens a Altamiro, patrocinadas por Leis de Incentivo à Cultura e várias prefeituras. A proposta do projeto é produzir vários eventos, cada um com workshops, palestras e espetáculos de música ao vivo com o grupo CHORO NA PRAÇA. Antes dos espetáculos, como prólogo, uma palestra bate-papo para o público em geral, com projeção em telão de imagens sobre o homenageado, e locução do músico spalla do Choro na Praça Edgard Gordilho, seguida pelo espetáculo. Nas palestras será mostrada a sua vida, desde seu nascimento em 21/12/1924 no interior fluminense em Santo Antonio de Pádua, e que em 2024 completaria 100 anos de vida.
CHORO NA PRAÇA – O CHORO DE CALADO A ALTAMIRO
O projeto CHORO NA PRAÇA foi realizado no ano de 2023 em Itaguaí e Mangaratiba, com patrocínio do MinC e do Instituto Cultural Vale com 4 shows, sendo dois em Itaguaí e dois em Mangaratiba. Na sua 2ª edição, aprovada com ampliação para oito shows, será apresentada em municípios a serem definidos. Serão então 8 shows, 2 em cada município, sendo um em contrapartida nas escolas públicas com exclusividade para os alunos, e outro em praças públicas, com entrada gratuita. Os shows em escolas públicas terão um formato didático, um bate-papo musical, com projeção em telão e execução das músicas, mostrando a relação entre o início da nossa música e a história do Brasil, desde a chegada da corte portuguesa ao Rio de Janeiro. O solista spalla fará uma palestra informal enquanto mostrará de forma cronológica as músicas de cada compositor mais relevante com informações sobre ele. Serão distribuídos folhetos informativos gratuitamente aos alunos presentes. O segundo show será aberto ao público em geral, gratuito e com apresentação em espaço aberto de praças, iniciando com uma palestra informal e em seguida executando as músicas em ordem cronológica, ambos com projeção em telão. O grupo Choro na Praça apresentará a história do Choro – nosso gênero mais genuíno, berço da música popular brasileira – desde o seu surgimento em meados do século XIX até seus expoentes mais contemporâneos. Será feita uma homenagem especial ao flautista Altamiro Carrilho, que em 2024 completaria 100 anos de nascimento, com apresentação de suas composições, que pelo fato de serem de difícil execução, são pouco conhecidas do grande público. No telão LED serão projetadas imagens e informações sobre as músicas executadas e a trajetória artística e musical do homenageado Altamiro Carrilho.
O objetivo é que o projeto seja anual, circulando em diversos municípios.
Projeto Choro na Praça foi realizado em Itaguaí e Mangaratiba em abril de 2023 patrocinado pelo
Ministério da Cultura e Instituto Cultural Vale
CHORO NA PRAÇA – O SOPRO NO CHORO
O espetáculo apresenta um repertório de choro, nosso mais genuíno gênero musical, com destaque para os instrumentos de sopro, em especial a flauta, tocada desde o precursor Joaquim Calado, passando, claro, por nosso mais famoso chorão, Pixinguinha até o mestre Altamiro Carrilho. Nos shows, o Choro na Praça interpretará obras de compositores que tocavam instrumentos de sopro, a flauta, clarinete, saxofone, trombone e trompete. O repertório focará choros mais conhecidos -como o primeiro editado com o rótulo de choro, “Flor amorosa” (Joaquim Calado), e “Carinhoso” (Pixinguinha)-, com arranjos próprios, e outros que exigem maior virtuosismo, como composições de Altamiro Carrilho que completa 100 anos do nascimento.
A proposta é jogar luz sobre o choro e sua formação básica de grupo, que sempre contou com instrumentos de sopro, contribuindo assim para a divulgação do gênero, o acesso a músicas que não são ouvidas na grande mídia e formação de platéia para a música instrumental brasileira, tão rica e tão alijada dos meios de comunicação.
Antes das apresentações, o spalla do grupo fará uma pequena palestra com projeção de imagens em telão sobre o gênero contando a história do choro, cujo surgimento já tem mais de um século. Foi a partir do Choro, mistura da erudição européia com os batuques africanos, que a música brasileira desenvolveu-se. Divulgar o choro como vem fazendo o Choro na Praça desde 1998, é valorizar a cultura carioca (o Choro nasceu aqui), proporcionar acesso do público à música de qualidade e instigar os fazedores de cultura a pesquisarem, produzirem e divulgarem o nosso mais genuíno gênero musical. As palestras, de cunho didático, serão acompanhadas por projeção de imagens sobre a relação da história do Brasil a partir da chegada da família real, e os espetáculos com imagens e informações dos compositores cujas músicas estão sendo executadas.
projetos aprovados nas Leis Federal e Municipal do ISS-RJ
CHORO NA PRAÇA
aprovado na Lei de Incentivo à Cultura FEDERAL
O Projeto CHORO NA PRAÇA vai realizar shows em praça públicas no município do Rio de Janeiro, gratuitos e abertos ao público em geral.
O grupo Choro na Praça ®, apresentará a história do Choro – nosso gênero mais genuíno, berço da música popular brasileira – desde o seu surgimento em meados do século XIX até seus expoentes mais contemporâneos.
PRONAC:180740 – Valor aprovado R$ 316.468,20
CHORO NA PRAÇA NA VIA LAGOS
aprovado na Lei de Incentivo à Cultura FEDERAL
O Projeto CHORO NA PRAÇA NA VIA LAGOS vai realizar shows, em praças públicas diferentes de municípios do estado do Rio de Janeiro que margeiam a rodovia ViaLagos, gratuitos e abertos ao público em geral.
O Choro na Praça ®, apresentará a história do Choro – nosso gênero mais genuíno, berço da música popular brasileira – desde o seu surgimento em meados do século XIX até seus expoentes mais contemporâneos. Serão escolhidos municípios que poderão variar de acordo com opções dentre as prefeituras.
PRONAC:191699 – Valor aprovado R$367.870,80
TAGS: LEI ROUANET CHORO projetos de música aprovados nas Leis de Incentivo à Cultura Federal e ISS-RJ